HUMANIZA SUS EM JUSSARA – EVENTO REALIZADO PARA IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO. Governo de Jussara através da Secretaria de Saúde, realizou nesta sexta-feira (29/04).

Governo de Jussara através da Secretaria de Saúde, realizou nesta sexta-feita (29/04), o Evento Humaniza SUS, na Câmara Municipal de Jussara.  Este evento vem  para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública em Jussara e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.

A Política Nacional de Humanização existe desde 2003, com o propósito de fortalecer iniciativas de humanização, criando por si a empatia com nossos usuários do SUS.

Também, cabe citar a preocupação em desenvolver tecnologias relacionais  de compartilhamento das práticas e o aprimoramento em ofertar e divulgar estratégias e metodologias de apoio a mudanças sustentáveis dos modelos de gestão e de atenção.

Assim como outras grandes diretrizes que o programa comporta, a principal é poder exercitar a empatia e o respeito por uma grande diversidade que o nosso Brasil comporta. Com uma extensão continental, a diversidade cultural, religiosa e econômica nos conduz a uma qualificação melhor tanto no acolhimento quanto na escuta.

Uma visão holística, neste momento se torna essencial para a valorização dor “SER” como humano, principalmente a que se diz respeito dos “saberes” das crenças.

A Dra Maria Salette, Coordenadora da Política Nacional de Humanização, palestrante do dia, refletiu muito sobre o “produzir saúde”: “ são vários fatores reunidos e em conjunto que requer a nossa atenção, principalmente das pessoas que estão no “fronte” da atenção básica, reunir informações e ter o respaldo da Gestão para que se possa ser dado a continuação. Onde o prevenir, cuidar, proteger, tratar, recuperar, e promover estão diretamente ligados ao produzir saúde no município, um atendimento melhor a população e evitando assim, muitas vezes, custos desnecessários ao município.

São as experiências coletivas bem-sucedidas que nos dão o resultado, sendo nos  processos de acompanhamento e avaliação, e é claro ressaltando os saberes gerados no SUS.

Assessoria de Comunicação Social – MG3