SEMANA PEDAGÓGICA EM JUSSARA COM DESTAQUE PARA 2 TÓPICOS: A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INSPIRADORA E O PAPEL DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO NA INCLUSÃO DE PESSOAS COM TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO (TEA).

Na última segunda-feira, 15 de janeiro, a cidade de Jussara recebeu a renomada palestrante Nárcia Kelly para a abertura da Semana Pedagógica, um evento que reuniu cerca de 300 trabalhadores, gestores e professores da rede municipal de educação. A prefeita Idali Bontempo, o secretário de educação, Dr. Marcos Guimarães, o secretário de desenvolvimento econômico, indústria e comércio, Sílvio Lopes, e a vereadora Eliane Arraes marcaram presença, demonstrando o comprometimento da cidade com a educação.

Nárcia Kelly, em sua palestra matutina, abordou o tema “Segredos de uma Comunicação Inspiradora”. Sua metodologia envolvente e interativa conquistou a atenção do público, composto por profissionais dedicados ao ensino. A prefeita Idali Bontempo, ao dar as boas-vindas, destacou a importância da constante capacitação dos trabalhadores da rede municipal de ensino, enfatizando a evolução constante da educação e a necessidade de adaptação a novos instrumentos e metodologias.

A Semana Pedagógica continuará até quarta-feira, 17 de janeiro, com uma programação diversificada. Além da palestra de Nárcia Kelly, a psicopedagoga Patrícia Helena abordou “A importância dos profissionais da educação na inclusão de pessoas com Transtorno Global de Desenvolvimento: TEA – Transtorno do Espectro Autista”. A programação inclui capacitações específicas para os professores de Educação Infantil e Fundamental, coordenadores, além de atividades voltadas para os professores de berçário e turma de 3 anos.

A cidade de Jussara, sob a liderança da prefeita Idali Bontempo, demonstra um comprometimento contínuo com a educação, buscando aprimorar constantemente as práticas pedagógicas e proporcionar um ambiente educacional de qualidade para seus alunos.

Resumo da Palestra: “Segredos de uma Comunicação Inspiradora”

Nárcia Kelly, durante sua palestra “Segredos de uma Comunicação Inspiradora,” abordou uma variedade de tópicos fundamentais para uma comunicação eficaz e inspiradora. Ela destacou a importância do treino empatia, autoconhecimento, amor-próprio e autenticidade. A palestrante ressaltou que a comunicação verbal é uma ferramenta poderosa e discutiu questões relacionadas ao preconceito linguístico.

Ao longo da apresentação, Nárcia Kelly incorporou citações inspiradoras de figuras proeminentes como Madre Teresa de Calcutá, Samer Agi, Barack Obama, enfatizando a relevância da comunicação na elevação daqueles que estão enfrentando dificuldades. Ela também introduziu conceitos como Rapport, Storytelling e Pitch Elevator, além de destacar a importância da técnica de escutatória.

A frase de Barack Obama, “Nós somos a mudança que buscamos,” foi utilizada para ressaltar a responsabilidade individual na promoção de mudanças positivas. No contexto geral, Nárcia Kelly encerrou sua palestra incentivando todos a praticarem a missão de comunicar, inspirar e liderar, ressaltando que essa é uma capacidade acessível a todos.

Resumo da Palestra: “A Importância dos Profissionais da Educação na Inclusão de Pessoas com Transtorno Global do Desenvolvimento (TEA)”

Durante a palestra sobre a inclusão de pessoas com Transtorno Global do Desenvolvimento (TEA), a psicopedagoga Patrícia Helena abordou diversos temas essenciais para profissionais da educação:

Experiência Pessoal e Desenvolvimento: Patrícia Helena compartilhou experiências pessoais, especialmente relacionadas ao desenvolvimento de sua filha.

Diversidade e Inclusão: A palestrante enfatizou a importância da diversidade e da inclusão no ambiente educacional.

Transtorno de Neurodesenvolvimento (TGD): Foram discutidas as características do Transtorno Global do Desenvolvimento, suas classificações e diferenças em relação ao TEA.

Autismo e Comorbidades: Patrícia abordou o autismo, suas comorbidades e os diferentes níveis de gravidade associados a essa condição.

Habilidades Sociais: A importância do desenvolvimento de habilidades sociais em indivíduos com TEA foi destacada.

Reforçadores: A palestrante abordou a utilização de reforçadores como ferramenta para o desenvolvimento e aprendizagem.

Comunicação Efetiva: Finalizando, a importância da comunicação efetiva no contexto da inclusão foi discutida.

Ao abordar esses tópicos, Patrícia Helena proporcionou aos profissionais da educação insights cruciais para a promoção de ambientes inclusivos e compreensivos para alunos com TEA.

LEIA NA ÍNTEGRA : CONEXÃO JUSSARA