Notícia

GOVERNO DE JUSSARA EM PARCERIA COM SEBRAE PARA O FORTALECIMENTO DOS PROGRAMAS PARA AGRICULTURA FAMILIAR

Neste última quarta-feira 23/11, foi realizada a reunião com integrantes da Agricultora Familiar, fazendo parte do Programa Cidade Empreendedora que é uma aquisição do Governo Municipal em parceria com SEBRAE, esta ação vem de encontro ao crescimento e principalmente a valorização das famílias junto ao Programa Agricultura Familiar.

Dentre alguns programas que já estão operantes na cidade podemos citar PNAE e PAA que são programas  Federais que fornecem alimentos de agricultura orgânica para as escolas da rede municipal.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. O governo federal repassa, a estados, municípios e escolas federais, valores financeiros de caráter suplementar efetuados em 10 parcelas mensais (de fevereiro a novembro) para a cobertura de 200 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino.

Já o PAA é um programa por meio do qual o Governo Federal compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e os destina gratuitamente para pessoas que não têm acesso à alimentação adequada e saudável e àquelas atendidas pela rede da assistência social (Exemplos: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS), por meio dos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional (Exemplos: como Cozinhas comunitárias e restaurantes populares), pela rede pública e filantrópica de ensino e pelas redes públicas de saúde e justiça.

Nesta reunião, foi dado ênfase no Serviço de Inspeção Municipal – SIM, no qual  é vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura, e é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, adicionados ou não de produtos vegetais, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito no município de Jussara.

Como parceiro da Cidade de Jussara principalmente nas inovações, o SEBRAE comunga com novas ideias sobre reformular e planejar nos processos operacionais de entregas dos produtos as escolas.

Cabe lembrar que os agricoltores em questão são os pequenos proprietários, chacareiros, sitiantes e assentados, que fazem parte dos programas e inscritos na Secretaria Municipal de Assistência Social. Que podem também ser beneficiados com os sistemas de Cooperativismo e linhas de créditos destinadas aos pequenos agricultores, por meio do CAF( Cadastro da Agricultora Familiar).

Estiveram presente a reunião e troca de ideias o Consultor do Sebrae Arnaldo Lima, o Secretário de Desenvolvimento Econômico Sílvio Lopes, a Secretária Municipal de Educação Kelly Cristina, a Nutricionista  Natanna, os representantes da Emater  Melania e Francisco, a Diretora de Agronegócio Luany Rebouças, o Professor Geraldo Leão representantes da Agricultura Familiar,  Presidente do Sindicato Rural Arthur Junqueira, Gerente da Cooperativa Sicredi Jussara  Bruna Cândida, servidores responsáveis pela compra dos alimentos  das escolas  e produtores que são os fornecedores, representante da Assistência Social: Aurizete e Departamento de Licitação representante: Vanessa Cíntra.

Com isso o Governo de Jussara, vem trazer muito mais amplitude e visibilidade a todos aqueles que promovem o crescimento de nossa cidade.

Assessoria de Comunicação – cooperação https://www.conexaojussaragoias.com/

Telefones úteis

Lista telefones da Prefeitura

Gabinete da Prefeita

Gabinete do Vice-Prefeito

Hospital Municipal Dr Abiud Ponciano Dias

Secretaria municipal de Saúde de Jussara

UBS Maria Rita do Nascimento

Utilizamos cookies de acordo com nossas Políticas de Privacidade, ao continuar, você concorda com estas condições.

Pular para o conteúdo