Governo de Jussara no combate à DENGUE, ZIKA e CHIKUNGUNYA
11/03/2019
Novos veículos foram adquiridos para Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Transporte e Obras
18/03/2019

V Conferência Municipal de Saúde realizada em Jussara

O Governo de Jussara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, realizou no dia 12/03 , na Câmara Municipal a V Conferência de Saúde, etapa municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde.

O tema debatido na conferência foi “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e consolidação e Financiamento do SUS”.

Durante todo o dia, das 07:00 as 17:00 horas, a saúde de Jussara e da região foi debatida e avaliada, traçadas ações buscando garantir a saúde como direito fundamental do ser humano e como política de Estado.

Esse foi o momento mais importante para a consolidação da saúde no Município com participação das mais diversas representatividades sociais nas decisões governamentais.

Um cronograma traçado com palestras ou debates em grupos e em plenário, apresentação e votação de propostas, pautou a agenda do evento culminado com a eleição dos delegados às conferências, estadual e nacional.

A palestrante, Drª Tuany Carneiro, que é advogada, falou sobre o tema “Saúde como Direito”, já Teresinha Cintia de Oliveira, enfermeira e supervisora da Regional de Saúde do Rio Vermelho, falou sobre a “Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde. O último palestrante foi Luiz Carlos Borges de Oliveira, que é biomédico, e vice-presidente do CMS de Jussara, falou sobre o “Financiamento Adequado e suficiente para o SUS”.

Jussara cumpriu assim uma intensa agenda com oportunidade de participação e debate ofertada àqueles que verdadeiramente, colaboram contribuem para avanços e melhorias nos atendimentos à saúde da população.

A V Conferência Municipal de Saúde marca história em Jussara pela sua representatividade, participação expressiva dos mais diversos segmentos da sociedade organizada, profissionais e trabalhadores da saúde, representantes do poder Legislativo e do Executivo.

Texto e Fotos: N A Jornalismo