Governo de Jussara faz manutenção em estrada vicinal e reconstrói ponte
13/08/2018
Governo de Jussara confere atendimento na Casa de Apoio Pró-Saúde em Goiânia
21/08/2018

Jussara participa do seminário de SAÚDE da Macrorregião Centro Oeste em Trindade.

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF de Jussara apresentou o “Projeto Leve Mente” no Seminário de Experiências Exitosas da Planificação da Atenção à Saúde – Processo de Tutoria na Macrorregião de Saúde Centro-Oeste, realizado em Trindade, 09/08.

O Seminário realizado pela Secretaria Estadual da Saúde de Goiás teve o objetivo de apresentar aos gestores, coordenadores, tutores e profissionais municipais e estaduais da saúde da Macrorregião que é composta por 72 municípios e mais de 2 milhões de habitantes integrantes das Regiões de Saúde Central, Rio Vermelho, Oeste I e II, as experiências positivas resultantes do processo de planificação realizado pela SES-GO, além de vídeos e palestras ministradas por técnicos do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

O Secretário Municipal de Saúde de Jussara, Gustavo Garcia, o coordenador do NASF, terapeuta ocupacional José Honório, a coordenadora da UBS Maria Rita, Élida Rodrigues, e a psicóloga Julyana Avelar representaram Jussara no evento.

A primeira edição do seminário foi realizada em junho passado, em Goiânia. Com os bons resultados obtidos, o secretário Leonardo Vilela propôs a reprodução de edições nas cinco macrorregiões, em agosto e setembro de 2018.  “A planificação nos municípios goianos é reconhecida pelo Conass como um exemplo. A Atenção Primária melhora a qualidade de vida e beneficia os cidadãos”, ressalta o secretário.

Cerca de 400 profissionais participaram do seminário. Para a superintendente de Políticas de Atenção Integral à Saúde, Evanilde Fernandes Costa Gomides, o apoio do Conass para a implantação dessas ações é importante para o aprimoramento no atendimento aos cidadãos. “O Conass é um grande parceiro nesse modelo de transformação na Atenção Básica, e esse seminário permitiu que os profissionais trocassem experiências para desenvolverem novos projetos em suas unidades de saúde”, avalia.

A Macrorregião Centro-Oeste tem 2.210.127 habitantes e é composta por 72 municípios: Abadia de Goiás, Anicuns, Araçu, Avelinópolis, Brazabrantes, Campestre de Goiás, Caturaí, Damolândia, Goiânia, Goianira, Guapó, Inhumas, Itaguari, Itauçu, Jesúpolis, Nazário, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Petrolina de Goiás, Santa Bárbara de Goiás, Santa Rosa de Goiás, Santo Antônio de Goiás, São Francisco de Goiás, Taquaral de Goiás, Trindade, Amorinópolis, Aragarças, Arenópolis, Baliza, Bom Jardim de Goiás, Diorama, Fazenda Nova, Iporá, Israelândia, Ivolândia, Jaupaci, Moiporá, Montes Claros de Goiás, Novo Brasil, Palestina de Goiás, Piranhas, Adelândia, Aurilândia, Buriti de Goiás, Cachoeira de Goiás, Córrego do Ouro, Firminópolis, Palmeiras de Goiás, Palminópolis, Paraúna, São João da Paraúna, São Luis de Montes Belos, Sanclerlândia, Turvânia, Americano do Brasil, Araguapaz, Aruanã, Britânia, Faina, Goiás, Guaraíta, Heitoraí, Itaberaí, Itapirapuã, Itapuranga, Jussara, Matrinchã, Mossâmedes, Mozarlândia, Nova Crixás e Santa Fé de Goiás.

Fonte: Comunicação Setorial da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Goiás