O Serviço de tampa-buracos continua nas ruas e avenidas de Jussara
23/01/2019
NASF de Jussara recebe Kits para Tratamento de crianças com síndrome congênita
13/02/2019

Governo de Jussara visita as instalações do Centro de Equoterapia João Lucas de Jussara

O Governo de Jussara, juntamente com o Secretário de Finanças e Procurador do Município, visitou na última terça-feria, 05/02 o Centro de Equoterapia João Lucas, no Parque de Exposição Agropecuária Valdemar Moiana.

O Centro de Equoterapia João Lucas em Jussara conta com uma das melhores estruturas e é modelo em Goiás. Um dos galpões cobertos existentes para exposição de bovinos foi totalmente adaptado para as atividades da equoterapia, com a retirada do piso e das cocheiras de concreto e colocação de areia tornando o solo adequado para o “trote” dos cavalos. A adequação do antigo galpão viabilizou, a custos menores, a instalação da pista para a equoterapia. Uma unidade administrativa foi construída.

O funcionamento do Centro de Equoterapia segue padrões desenvolvidos pela Ande Brasil e SENAR-GO com atuação profissional das terapeutas contratadas pelo Governo de Jussara, Isabella Carolina de Souza (fisioterapeuta) e Tiara de Freitas Fernandes (fonoaudióloga), capacitadas em curso oferecido pela Ande Brasil em Brasília. Todos os servidores que atuam na unidade receberam a comitiva de visitantes,inclusive com demonstração das atividades.

O QUE É EQUOTERAPIA?

É um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

A equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e auto-estima. (Texto: Jornalista Nilson Almir/MTE-GO 3176/Fotos: Fernando de Jussara).

Ascom do Governo de Jussara